quinta-feira, julho 06, 2006

Somos um país pequeno que teima em não querer crescer

O jogo França – Portugal do Mundial2006 espelha bem a mentalidade e o comportamento dos portugueses. Portugal perdeu. Perdeu bem, sem casos de jogo, foi penaltie pronto. Ponto. Não há volta a dar, não se aceitam justificações. Não tivemos equipa para mais. O sonho foi bom enquanto durou. Ainda assim Portugal figura entre as 4 melhores equipas do mundo à frente da Argentina e do Brasil. Querem mais?

No final do encontro fizemos mais uma vez a figura de patinho feio. Aliás uma figura que Ricardo e Pauleta, a nível pessoal, têm recorrido constantemente. Quando é que pomos de uma vez por todas na cabeça que perdemos este jogo porque os outros (a França) foram melhores. Será que queremos fazer a figura que a Holanda e a Inglaterra fizeram quando os eliminamos e os criticamos?! É isso? Falamos, falamos e depois fazemos o mesmo…

Já estamos associados à imagem de fiteiros, indisciplinados e falta de “fair- play” e a julgar pelas declarações de Cristiano Ronaldo (que não sofreu falta) e pelo Scolari (estou a critica-lo pela primeira vez, e faço-o apenas pelos seus comentários) não iremos mudar tão depressa. Aceitemos a derrota. Basta de figuras tristes. Para isso já bastam os holandeses e os ingleses.

Li hoje num jornal desportivo que o seleccionador francês terá afirmado: “Já vos fodi mais uma vez”. A ser verdade mostra bem a estupidez do indivíduo. Os comportamentos ficam para quem os têm. Portugal tem é de ser mais forte do que estas pequenas adversidades. Aprender com os erros. Agora só me resta torcer pela Itália. Apesar de ter nascido em França cheira-me que “sou italiano desde pequenino”.