quinta-feira, outubro 26, 2006

Os Grandes Portugueses (O debate)

Se eu tivesse que classificar o debate de ontem diria que foi, perdoe-me a frontalidade, a Estupidez da prepotência levada ao extremo.


Fiquei chocado com a falta de decoro da escritora Isabel Alçada, ela que em conjunto do Ana Maria Magalhães escreveu os meu livros de eleição enquanto criança (Uma Aventura…). Por diversas vezes cortou a palavra ao Pedro Pinto (correspondente da CNN em Portugal e jornalista da SportTv) e ao Ricardo Araújo Pereira (dos Gato Fedorento). Será que essa senhora, que se julga esclarecida, não tem a noção das regras de boa educação e acima de tudo: do alinhamento de um programa de televisão. É que às tantas o realizador andou a fazer “saltitar” as câmaras de filmar de um lado para o outro á procura do melhor plado.

Outro com falta de classe foi o Doutor Reis Torgal. E escrevo "Doutor" porque ele corrigiu alguém que o tratou por professor, alegadamente porque lecciona em Coimbra - terra dos "Doutores" e não dos "Professores. Ora parafraseando um Professor de Lisboa: "Quem puxa pelos galões é porque não tem co..." (é só rimar). Para além disso, uma pessoa tão distinta e tão letrada tem a obrigação de, quando se desloca a um programa de televisão, se informar sobre o teor e o formato do mesmo, senão irá fazer tristes figuras. E fez... aliás fez-me lembrar um tanto ou quanto um ditador. Tenho pena de quem é/foi seu aluno.

Um dos temas que mais calor causou no debate, e que teve mais tempo de antena, foi a “inserção” de Salazar para a lista do “Maior Português de sempre” que serve para alimentar o programa “Os Grandes Portugueses”. Sinceramente, pela autismo verificado no programa de ontem (por Isabel Alçada, Luís Reis Torgal e, o inevitável, José Hermano Saraiva), acho que com o passar dos anos as pessoas começam a perder a noção de boa educação.

Apesar de ter sido um bom programa, diria que o painel não foi o melhor…

P.S – A Joana Amaral Dias (do Bloco de Esquerda) sofre de um grande défice de democracia. Há que saber aceitar as opiniões das pessoas mesmo que não se esteja de acordo, e não atacar forte e feio quem pensa o contrário. O tempo que leva na AR já lhe dava outro traquejo... Estou desolado com a Isabel Alçada... O Ricardo Araújo Pereira, ao seu estilo, esteve bem com um discurso linear e claro.