sexta-feira, setembro 22, 2006

Ainda o caso do "Envelope 9"

Dois jornalistas do 24horas foram acusados pelo ministério público pelo "crime de acesso indevido a dados pessoais do caso do 'envelope 9'.
-
Não sou propriamente admirador da linha editorial da publicação em causa. Mas não estará a situação invertida? Por acaso o crime não estará em quem "roubou" os documentos e os entregou aos jornalistas? É que este factor ainda não foi considerado. É mais fácil acusar o "carteiro" do que descobrir quem pôs a "carta" no correio.
-
É o pais que temos. Mas este acto de censura não se passa exclusivamente em Portugal. Nos EUA dois jornalistas do San Francisco Chronical, Lance Williams e Mark Fainaru-Wada, foram condenados a 18 meses de prisão por não revelarem as suas fontes.
Um artigo escrito pelos jornalistas sobre uma fábrica de suplementos nutricionais para desportistas que estava a ser investigada por suspeitas de produção de esteróides foi a causa da acusação. No trabalho de Williams e Fainaru-Wada estavam transcritos excertos de atletas como Barry Bonds e Jason Giambi que foram testemunhas do processo.
Os jornalistas alegaram o direito de não revelar as fontes, previsto na Constituição. As revelações feitas no artigo puseram na ordem do dia o problema do uso de substâncias proibidas no mundo desportivo norte-americano. Entretanto, um grupo de jornalistas já entregou uma petição contra a decisão do juiz e aguardam agora que a sentença seja alterada.
-
Á semelhança do caso norte-americano, os jornalistas do 24horas incorrem numa pena de prisão que poderá ir até os 24 meses.