quinta-feira, setembro 21, 2006

A Convenção do Beato...

começa hoje. A primeira edição foi a 10 de Fevereiro de 2004. Nessa altura discutiu-se muita coisa, entre elas:
- "O Novo Modelo Económico" - Onde António Borges defendia a redução do peso do estado, o aumento da produtividade e da competitividade, criação de valor, qualidade e competência, a importância da gestão. Coesão, ambição, coragem rigor e seriedade são os valores considerados fundamentais.
- António Mexia apostava que o Estado deveria garantir o desenvolvimento de um enquadramento que promova a criação de mais eficiência e mais justiça e coesão, promovendo um conjunto de valores e um sistema de incentivos adequados.
- “Portugal – O Tigre Ibérico” - Fernando Ulrich apresentou números sobre o crescimento do PIB, entre 2000 e 2004, confrontando a evolução nacional, 2,4%, com Espanha, 10,3%. Em termos comparativos, no mesmo período, a União Europeia e os Estados Unidos, registavam 4,8% e 9,8% respectivamente.

O que mudou desde 2004?!
O Estado continuar a ter um peso superior ao meu. Não promove coisíssima nenhuma. A maior parte de que recebe incentivos tem cartão do partido ou um "padrinho" (comprado ou não?!) na administração central. Apenas Ulrich continua certo: Portugal tem um PIB inferior ao de Espanha e da média comunitária.
-
Vamos lá ver quais as conclusões que teremos para a edição deste ano.

Uma coisa é certa. O stress que se vive em Portugal não é motivado pelas alterações sociais!