terça-feira, junho 13, 2006

Não percebo… juro que não percebo!

Tenho de facto de concordar com Scolari. Portugal entrou a ganhar neste mundial e toda a gente critica a selecção… mas os 3 pontos conquistados não contam?! Ou seria melhor dar um banho de bola, espalhar a classe pelo relvado e deixar um excelente perfume de futebol e perder o jogo? Decidam-se porra!
3 pontos são 3 pontos. Isso já ninguém nos tira. Por mim Portugal até pode continuar a jogar mal desde que ganhe todos os jogos por 1-0… é-me totalmente indiferente. O que interessa é que ganhe, com mais ou menos dificuldade ou com mais ou menos beleza em campo.
Dá-me a impressão que os “comentaristas” (como Scolari disse) não entendem grande coisa de futebol. Claro que eu também não sou um entendido na matéria, e correndo o risco de ser mais um “comentarista”, vi que Portugal fez o jogo possível com um Tiago tremido, um Cristiano Ronaldo que começa a meter nojo com o seu individualismo, com um Figo que parece que tem 20 anos (pelo menos durante 45 minutos), com um Simão, embora sem brilhar, muito certinho, com um Maniche com uns kilos a mais mas com uma precisão de remate excelente. Aliado a isso junta-se ainda a força do Petit e a atenção do Ricardo (e eu que não curto o gajo). A defesa não comprometeu porque não houve situações para isso. Mas antes de julgar o ataque de Portugal chamo a atenção para a descoordenação do sector defensivo: um Miguel que não sobe, um Ricardo Carvalho que não se entende com Meira. Nota positiva para Nuno Valente, esteve bem! E o Pauleta, confesso sou tendencioso, esteve simplesmente brilhante. Pena não ter acertado no alvo aos 15 segundos para poder ficar ligado à história deste Mundial. Merecia-o.
-
Para hoje (13 de Junho) desejo que o Brasil perca por 1-0 ante a Croácia. Começa a meter-me um "pouquinho" de impressão o excesso de vedetismo daquela selecção. Desde o treinador aos jogadores, sejam eles quais forem. Um bocadinho de humildade não lhes ficava mal... relembro que a Alemanha e a França ganharam o mundial em 1994 e 1998 pelo conjunto no seu todo e não pela capacidade técnica individual do conjunto. Quanto a 2002 o mundial foi atípico... provavelmente a primeira grande vítima da gripe das aves.