segunda-feira, agosto 28, 2006

Números e futebolices...

O futebol é daquelas coisas que pode ser dissecadas em ângulos completamente distintos. Treinadores de bancada há muitos... pessoas que realmente percebam de futebol são poucas. Mas o que há para tras do futebol? Esqueçamos o desporto amador. Tudo se resume a dinheiro. Nada mais do que dinheiro. Muito dinheiro.
Para termos uma ideia o FCPorto tem um orçamento para a corrente época de 40 milhões de euros, contra os 25 milhões do Benfica e os 17 (ou 20, as referências não são claras) do Sporting.
Se somarmos a estes valores os 150 milhões de euros que vale o plantel dos "azuis e brancos", os 135 do Benfica e os 105 do Sporting, vemos que os números são demasiado grandes para se viver de paixões.
Se juntarmos a isto a margem de progressão das equipas, tanto pela capacidade técnica dos futebolistas, como pela maximização dos esquemas tácticos rapidamente chegaremos a conclusão que (infelizmente para mim e mais 5,999 milhões) que o Benfica é uma carta fora do baralho no âmbito da luta pelo título nacional. Isto, claro, no campo teórico e quando estamos a começar a liga Bwin.
Vamos lá ver como é que as coisas correm.